Logomarca

Veja aqui um pouco de meus trabalhos no teatro.

Maria Antônia e Antenor

Texto Original: João do Rio
Adaptação: Grupo APESAR
Direção: Grupo APESAR

Antenor era um rapaz dotado de muitos defeitos, como: falar a verdade, ter gosto pelo trabalho e ser ético. Certo dia, seguindo as recomendações de seus concidadãos, decidiu mudar de vida trocando a sua cabeça por uma de papelão.
O espetáculo O Homem da Cabeça de Papelão é uma adaptação livre do conto de mesmo nome, escrito no início da década de 1920, por João do Rio, pseudônimo de João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto. Nesta releitura, o texto que se mantém atual em sua abordagem sociopolítica, ganha um floreio contemporâneo através do acréscimo de situações recentes nas cenas.

Circulação em 2017, 2018 e 2019

Mais Informações: www.grupoapesar.com

Projeto Tariobas

Texto: Henrique Haddefinir
Direção: Henrique Pimentel 

O Projeto “Um Dia no Museu”, que proporciona visitas guiadas feitas com intervenções teatrais ao Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba e à Casa de Cultura Bento Costa Junior. 

A atração se passa nos tempos em que não havia o Museu Arqueológico. O Dr. Bento Costa Junior recebe pessoas da cidade para consultas. Um amigo arqueólogo tenta convencê-lo a permitir a escavação do sítio arqueológico no quintal de sua casa, e ele se recusa porque não acredita em Sambaquis. Aí, entram em cena as estátuas expostas na casa, que ganham vida, e planejam junto com os visitantes uma forma de sensibilizar o médico e desenterrar a história.

Projeto Corrente, 2018 e 2019

Bike Arte Tour
Texto: Henrique Haddefinir

Intervenção Artística

O Projeto Sesc Verão Rio das Ostras aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro de 2019 na Praia de Costazul e ofereceu diversas atividades gratuitas.

Uma dessas atividades era o: BIKE ARTE TOUR, um tour de bicicleta que convidava os ciclista á passear pela história da cidade e encontrar com personagens importantes para a construção da "Terra dos Peixes".

 

Projeto realizado no verão de 2019

Dona e Morta
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Cláudia Byspo 

Ligações incestuosas, obsessões, pulsões arcaicas, conflitos entre o lógico e o irracional, todas as amarras são rompidas, os personagens se movem num tempo verdadeiramente mítico, do inconsciente. Uma das peças consideradas polêmicas e provocantes de Nelson Rodrigues, “SENHORA DOS AFOGADOS” é uma peça que se aproxima das tragédias gregas, conta a trágica história da família Drummond, que vê suas mulheres morrerem afogadas no mar. Seu autor a caracterizava como 'teatro desagradável' - aquele tipo de peça que sempre instiga e perturba o espectador.

Apresentado em 2018

 

Tituba e Hale
Texto: Arthur Miller 
Adaptação: Marcelo Atahualpa
Direção: Marcelo Atahualpa

A peça teatral “As Bruxas de Salém”, escrita em 1953 por Arthur Miller (1915-2005), retrata eventos ocorridos no vilarejo de Salém, Massachusetts, no ano de 1692, quando aquela comunidade foi tomada por um surto de histeria coletiva que levou à prisão de 150 pessoas e o enforcamento de outras 20, condenadas pelo crime de bruxaria. No roteiro original, um grupo de meninas é pego dançando na floresta. Assustadas, e temendo retaliações, as meninas passam a se dizer tentadas pelo demônio e, para livrarem-se de represálias, passam a acusar outras pessoas.

Arthur Miller, ao retratar Salém, faz uma crítica ao chamado Macartismo. Política de perseguição ao comunismo que vigorou nos Estados Unidos entre os anos de 1950 e 1957, impulsionada pelo Senador Josephy McCarthy. Ao longo desse período milhares de cidadãos americanos foram acusados e muitos perderam seus empregos ou até mesmo foram presos, a partir de incontáveis delações carentes de fundamento. A maioria das punições foram baseadas em julgamentos que mais tarde foram anulados e leis que foram declaradas inconstitucionais.

"As bruxas nunca existiram. A perseguição sim. Por isso é preciso treinar nossa percepção. E cada vez mais entender Salém para além das bruxas." - Marcelo Atahualpa

Apresentado em 2016

 

 

Cena Final
Texto: Nelson Rodrigues

Direção: Leonardo Simões

Noronha é um servidor público casado com Gorda, uma mulher frustrada em suas expectativas de vida, e com quem tem quatro filhas. Silene é a única esperança que o contínuo Noronha tem de ver uma de suas filhas casada. Para preservar a pureza e virgindade da jovem e financiar o futuro casamento, suas três irmãs recorrem à prostituição.

Quando Silene faz uma revelação inesperada, a imagem de harmonia que a família se esforçava para manter se estilhaça, desencadeando sentimentos perversos e situações absurdas que ora beiram a tragédia, ora o absurdo

"A vida privada em toda a sua passionalidade não tem melhor representação que através das peças de Nelson Rodrigues, minha mais secreta e aberta paixão. Foi indescritível o prazer de contar a história de uma família impura que venera a pureza de sua 'Última virgem', como já fora denominada 'Os sete gatinhos'." - Carol Souza

Apresentado em 2015

 

 

Ela

Texto: Marcus Di Bello
Direção: Eram 2

Coletivo Eram Dois encerra mostra de Artes do Espaço Cultural CIEMH2 com sucesso no dia 12 de setembro.

A vontade de fazer o teatro acontecer move tão intensamente o ator o que coloca em posições que não imaginava estar,  não tão cedo ao menos. "Não  me cegue" foi um projeto levantado pelo coletivo Eram Dois sem um diretor como guia. A experiência de atuar e realizar uma direção  coletiva foi enriquecedora,  principalmente em um texto enigmático em que Marcus Di Bello,  o autor, orienta apenas: 3 corpos em cena. 

Apresentado em 2015

Agradecimentos Black TieTexto: Gianfrancesco Guarnieri
Direção: Yvie Tinoco e Paollo Preto

"Eles não usam Black tie" foi uma leitura dramática que não conseguiu se manter no papel, a energia de cada leitura erguia os atores que levaram para cena a história de uma família dividida por suas convicções políticas em meio a greve da fábrica em que seus membros trabalham. Um brilhante retrato do Brasil em absurda expansão pelo plano J. K. da década de 50 tirado por Gianfrancesco Guarniere. Representado em meu primeiro ano na formação de atores na  EMART.

Apresentado em 2014

 

Please publish modules in offcanvas position.